CIDADANIA

Acreditamos no nosso papel e dever de contribuir para o desenvolvimento das comunidades e ambientes em que vivemos. Empregamos recursos e pessoas como forma de fazer diferença nos projetos que apoiamos.

PROJETO LER É VIVER

A IB Capital destinou recursos para apoiar em 2015 o projeto Ler é Viver, iniciativa coordenada pelo Instituto Gil Nogueira, que promove o acesso de crianças do ensino fundamental da rede pública de Belo Horizonte à leitura de qualidade.

O projeto nasceu da constatação de que um dos principais geradores de desigualdade social e violência no Brasil é o analfabetismo funcional, algo bastante presente na realidade do país. No início de cada semestre letivo, cada sala de aula das escolas participantes recebe uma caixa contendo 50 livros de literatura infantil que podem ser levados para casa ou lidos em sala de aula. As crianças são estimuladas a ler e a interpretar os livros, através de incentivos como as oficinas semanais de Contação de Histórias e a premiação semestral, que contempla alunos com melhor desempenho na interpretação dos livros lidos, mensurado através de uma avaliação pedagógica.

PROJETO TURMA DO EDGARD

Apoiamos a estruturação, viabilização e levantamento de recursos para o projeto Turma do Edgard, que busca através da inserção da cultura do esporte e boa convivência, incentivar e formar jovens atletas, que até então estavam com baixas perspectivas de inserção social, envolvidos em problemas sociais.

O projeto foi idealizado por Edgard Antônio, que juntou cerca de 10 bicicletas em sua casa e reuniu um grupo de crianças dispostas a pedalar na Lagoa da Pampulha toda semana. Através da prática do ciclismo, os participantes desenvolvem uma consciência da importância do esporte e de uma vida saudável, além de receberem aconselhamento do monitor e de um psicólogo, que os orienta sobre valores e os auxilia em suas formações.